Vinhos da Real Companhia Velha no topo das preferência do crítico João Paulo Martins
O crítico de vinhos João Paulo Martins que lançou oficialmente a 21.ª edição do seu Guia – ‘Vinhos de Portugal 2015’ –, elegeu cinco vinhos da Real Companhia Velha como os ‘Melhores do Ano’. Foram eles o novo espumante ‘Real Companhia Velha’ (Melhores Espumantes), o ‘Quinta de Cidrô rosé 2013’ (Melhores Vinhos Rosés), o ‘Carvalhas Vinhas Velhas tinto 2012’ (Melhores Vinhos Tintos), o ‘Grandjó Late Harvest 2008’ (Melhores Vinhos Brancos de Colheita Tardia) e o Porto Colheita 1980 (Melhores Vinhos Generosos - Porto e Madeira).
 
João Paulo Martins afirma que a Real Companhia Velha tem “surpreendido no capítulo dos espumantes, área em que, após alguns anos de interregno, pretendem de novo ter uma palavra a dizer. Mais um belo exemplar [agora com a designação Real Companhia Velha].”
 
Na nova categoria de ‘Melhores Vinhos Rosés’, o crítico distinguiu o ‘Quinta de Cidrô 2013’, um rosé marcadamente português, feito a partir de Touriga Franca e Touriga Nacional e, por isso, com enorme intensidade de notas florais combinadas com frutos vermelhos. Um vinho refrescante e equilibrado por uma boa acidez, com um final de boca aveludado e mineral.
 
Nos tintos, os holofotes viraram-se para o ex-libris da Companhia, o ‘Carvalhas Vinhas Velhas tinto’, cuja colheita provada foi a de 2012, a chegar ao mercado em breve. Proveniente da Quinta das Carvalhas, “um cadinho onde [segundo o crítico, e não só,] nascem e vão ainda nascer grandes vinhos do Douro. Este é um blend, mas de altíssimo nível, com origem em vinhas com mais de 80 anos”. 
 
Distinguido na também nova categoria de ‘Melhores Vinhos Brancos de Colheita Tardia’ está o ‘Grandjó Late Harvest 2008’, um “dinossauro” nestas lides, visto produzir-se na empresa – a partir de uvas afectadas por botrytis cinerea ou podridão nobre – desde os anos 20 do século passado. No que toca à categoria ‘Melhores Vinhos Generosos - Porto e Madeira’, João Paulo Martins destacou o Porto Colheita 1980 da bicentenária Companhia.
Real Companhia Velha 2014 design & development: LK Comunicação | PublicDomain