[ Vinho Branco ]

Quinta do Síbio Arinto

Arinto é uma das castas mais conhecidas na produção de vinho branco em Portugal. Decorrente da ambição de descobrirmos um lado ainda mais sério do Arinto, avançamos com variados ensaios, tanto de vindima como na própria vinificação. Acabamos por descobrir, que o Arinto, embora uma casta pouco exuberante aromaticamente mas com elevadíssimos níveis de acidez, pode de facto apresentar um caracter mais mineral e complexo quando produzido no Douro.

Download ficha técnica

Beber ou guardar até 10-15 anos

10ºC – 12ºC

Arinto

BLEND

As uvas são vindimadas em perfeitas condições de maturação, que ao contrario de vindimas passadas, decorre mais cedo, de forma a garantir a componente aromática. A fermentação decorre em cubas de inox, seguindo-se um estágio de 6 meses em barrica de carvalho francês apenas para 30% do vinho, sendo que os restantes 70% permanecem em inox.

NOTAS DE PROVAS

Um branco de fresco e de excelente complexidade aromática onde surgem aromas florais integrados numa forte nuance mineral, típico de um Arinto. Na boca mostra-se fresco, repleto de sabores frutados e minerais, terminando com uma acidez vivíssima, sendo esta a principal característica desta tão nobre casta.

GASTRONOMICAMENTE FALANDO

Salmão frio

Peixe ao sal

Chouriço picante