[ Vinho Tinto ]

Séries Cornifesto

O Cornifesto é uma das mais antigas castas do Douro, estando presente entre as Vinhas Velhas da região, pela sua rusticidade e adaptabilidade, tornando-se numa das castas preferidas dos viticultores até ao inicio dos anos 70. Uma casta original e de baixa produtividade com cacho de médio e compacto, bagos pequenos e de película grossa e cor muito escura; características estas, que nos propõem qualidade e acima de tudo um perfil diferente.
O Séries Cornifesto é o primeiro exemplo desta desconhecida casta, o qual nós acreditamos ter potencial para futuras vinificações.

Beber ou guardar até 10 – 15 anos

16ºC

Cornifesto

BLEND

De todas as castas que englobam este inovador projecto de recuperação de castas autoctones, tanto a Tinta Francisca como o Cornifesto nos mostraram uma resistência imensa perante as condições agrestes da nossa região. Sendo uma casta de baixa produtividade e película espessa, procuramos neste vinho a estrutura e concentração típicos do Douro. A fermentação decorre em pequenas cubas de inox com contacto pelicular, seguido de um estágio por 8 meses em barricas usadas de carvalho Francês.

NOTAS DE PROVAS

Um vinho muito original que prima por um carácter muito vincado e diferenciador. Apresenta nuances vegetais que combinam com finas notas de fruta madura e notas especiadas, oferecendo complexidade e muita intensidade aromática. Um perfil fresco, elegante, com sugestões balsâmicas revelando a essência do Cornifesto através de uma estrutura mediana, mas com intensidade e acidez.

GASTRONOMICAMENTE FALANDO

Lampreia à Bordalesa

Peixes gordos

Cabrito assado