Na Quinta do Casal da Granja, algumas parcelas beneficiam de um micro-clima conducentes a um novoeiro matinal seguido de tardes quentes e húmidas que apresentam as condições ideais para o desenvolvimento do fungo natural conhecido por Botrytis Cinerea.O Grandjó Late Harvest é elaborado a partir de uma criteriosa selecção de uvas Semillon afectadas pelo fungo Botrytis cinérea, fenómeno natural vulgarmente designado por podridão nobre e que resulta na produção de vinhos doces e untuosos com finíssimas notas glicéricas. A casta Semillon há muito presente em Portugal é conhecida pelo nome Boal. Descobriu-se recentemente que Boal e Semillon são a mesma casta, e desde então, a designação Semillon é reconhecida como DOC Douro.
O Grandjó Late Harvest é composto 100% pela variedade Boal (Semillon). As uvas são deixadas na vinha, nas quais se desenvolve naturalmente o fungus Botrytis Cinerea. A fermentação decorre em pequenas cubas de inox, seguindo-se um curto estágio em barricas de madeira usada.
O desenvolvimento natural do Botrytis no Boal (Semillon), na Quinta do Casal da Granja, oferece a este Late Harvest características semelhantes aos famosos Sauternes da região de Bordéus, no entanto expressa o solo Duriense através de um aroma complexo de notas cítricas combinado com alperce, passas e mel integrados com baunilha e aromas tostados provenientes do estágio em madeira de carvalho. Na prova, o vinho enche o paladar com uma doçura volumosa, com uma untuosidade glicérica e um final persistente que graças a uma combinação entre uma acidez viva e um néctar doce com uma vasto leque de sabores, deixa um paladar limpo e fresco.
Foie Gras
Stilton
Mustarda Dijon
Picles Avinagrados