Arinto é uma das castas mais conhecidas na produção de vinho branco em Portugal. Nunca tendo se evidenciado como um monocasta no Douro, descobrimos em 2012 a possibilidade de produzir um Arinto de grande qualidade, com uma forte componente mineral, revelando todos as características desta emblemática casta. É notório que este vinho apresenta uma invulgar capacidade de evolução em garrafa, algo comum em castas de grande nobreza, pelo que nos entusiasma apresentar este projecto de Séries Arinto.
Tal como com o Gouveio, a necessidade de levar a cabo vários ensaios de vindima foi também necessária para o Arinto. Descobrimos que, no Douro, o Arinto é uma casta que apresenta um carácter mais fino e aromático quando vindimado mais cedo. Sendo assim, as uvas são prensadas em prensa pneumática, decorrendo seguidamente a fermentação em cubas de inox com controle de temperatura. 30% do vinho é estagia em madeira por um período de 6 meses.
Um branco de fresco e de excelente complexidade aromática onde surgem aromas florais integrados numa forte nuance mineral, típico de um Arinto. Na boca mostra-se fresco, repleto de sabores frutados e minerais, terminando com uma acidez vivíssima, sendo esta a principal característica desta tão nobre casta.
Salmão frio
Peixe ao sal
Carpaccio de Bacalhau