Cerceal é uma das mais afamadas castas brancas Portuguesas, que tal como a Baga ganhou a sua notoriedade na região da Bairrada, servindo como uma importante componente para os brancos da região. No Douro, a casta Cerceal pode ser confundida com Cerceal branca, uma variedade diferente e considerada autoctone na região do Douro. Para nós, o Cerceal surge como mais um desafio para a nossa equipa de viticultura e enologia, que ao longo dos anos tem levado a cabo a experimentação de castas de outras regiões de modo a melhor compreender o nosso terroir. O Cerceal, impressiona pelo seu porte robusto e a sua folha de textura espessa e cor verde escuro, enquanto a nível enológico mostra-nos subtileza mas um perfil fresco e com boa acidez.
As uvas são colhidas à mão e transportadas até a adega em caixas de 20kg. Após passarem por uma processo de escolha manual, os cachos são desengaçados, e as uvas são prensadas numa prensa pneumática. Após uma decantação de 24h, segue-se a fermentação alcoólica do mosto em cubas de inox a 14-16ºC. O vinho estagia em barricas novas (50%) e usadas de carvalho Francês sobre o processo de battonage por um periodo de 6 meses até ao engarrafamento.
O Cerceal apresenta uma bonita cor citrina. No nariz mostra-se delicado e complexo, com notas de pétalas brancas, ameixa verde e citrinos, aliadas a nuances vegetais que lhe conferem muita frescura no nariz e sugestões de tosta fina proveniente do seu estágio em barrica. Na boca e intenso e envolvente, com sabores que se adivinham no nariz, uma textura gorda e suave, e uma acidez vivíssima que lhe proporciona um final de prova longo e refrescante.
Rodovalho
Robalo
Camarões ao alho