Arinto é uma das castas brancas mais emblemáticas em todo o país. Com uma presença notável na região do Douro, encontrou nos planaltos da região as condições perfeitas para o seu amadurecimento. Embora sendo uma casta mais frequentemente usada em lote pois é especialmente conhecida pelo sua elevada acidez e caracter fresco e mineral, na Quinta de Cidrô, o Arinto alia a frescura e tensão que lhe é tão caracteristica a um perfil complexo e profundo, muito típico dos vinhos desta Quinta.
As uvas são colhidas à mão e transportadas até a adega emcaixas de 20kg. Após passarem por uma processo de escolha manual, os cachos sãodesengaçados, e as uvas são prensadas numa prensa pneumática. Após uma decantação de 24h, segue-se afermentação alcoólica do mosto em cubas de inox a 14-16ºC. 80%s do Arinto estagiou em barricas (20% madeiranova) e um tonel, ambos de carvalho francês por um periodo de 8meses em contacto com borras finas sobre o método de batonage, enquanto 20% estagia em inox até à execução do lote eengarrafmento.
Um Arinto de grande frescura aromártica, com um perfil defruta muito delicado, sendo o seu nariz principalmente evidenciado por umcaracter mineral muito típico da casta. Notas de fruta branca, tipo ameixaverde que combinam perfeitamente com suggestões de silex, fumo e pedra lascada,e nuances tostadas de uma madeira bem integrada. Na prova é muito fresco, tensoe vinbrante, com sabores que se adivinham no nariz. Termina muito longo, com asua acidez muito viva e persistente.
Peixes de mar grelhados
Bacalhau à Gomes Sá e aves.
Como sugestão vegetariana, pratos
com base de favas ou feijões.