[ Vinho Tinto ]

Carvalhas Vinhas Velhas

Proveniente de parcelas seleccionadas de Vinhas Centenárias da Quinta das Carvalhas, o Carvalhas é o ex-líbris dos vinhos da Real Companhia Velha. O resultado, é um grande vinho que, não só exprime a singularidade da Quinta e a exposição das vinhas a norte, como conta também um pouco da história do Douro devido à enorme diversidade de castas presentes nas parcelas de Vinhas Velhas. O Carvalhas Tinto retira destas vinhas a concentração e profundidade, e da exposição solar, a frescura e o equilíbrio. Um vinho com um enorme potencial de envelhecimento em garrafa para as próximas décadas.

Download ficha técnica

Guardar até 20 anos

16ºC

Vinhas Velhas

BLEND

A Vindima do Carvalhas Vinhas Velhas envolve uma operação muito complexa e rigorosa. Essa vindima de cariz verdadeiramente cirúrgico envolve os próprios diretores de enologia e viticultura que lideram um pequeno grupo de experientes trabalhadores para colher à mão apenas as uvas que se encontram nos desejados níveis de maturação. Através da prova no local, são colhidas apenas as uvas perfeitamente maduras, repetindo-se a operação ao longo do período de vindima.

Uma vez colhidas são transportadas para a adega em caixas de pequena dimensão, dando-se inicio ao ancestral processo de pisa a pé nos tradicionais lagares de granito, os quais, devido ao seu formato, permitem um perfeito contacto entre o mosto e as películas. Com este procedimento conseguimos uma maior extração natural oferecendo ao Carvalhas aromas mais finos, maior complexidade e mais estrutura. O vinho estagia em barricas de Carvalho Francês (50% carvalho novo) por um período de 18 meses com controle de temperatura, expressando ao máximo a personalidade das Vinhas Centenárias da propriedade, caracterizadas por um baixíssimo nível de produção por cêpa.

NOTAS DE PROVAS

Um vinho de impressionante exuberância aromática onde se salientam notas de frutos vermelhos e fruta preta aliados a nuances herbacias e especiadas demonstrando uma harmoniosa integração com a madeira de carvalho através de subtis notas de baunilha. Excelente volume de prova, mostrando-se potente mas ao mesmo tempo elegante com uma concentração e profundidade própria de vinhas de baixa produção. Os taninos firmes e muito redondos, com sabores realçados por uma equilibrada acidez que torna a prova longa e persistente.

GASTRONOMICAMENTE FALANDO

Ensopado de Javali

Faisão Estufado

Cordeiro Assado

Costeletão de Boi